top of page

A EMPRESA PODE PAGAR SALÁRIO POR PIX?

Atualizado: 10 de jul. de 2022

Esclarecemos essa dúvida, pois nem sempre o empregado faz adesão à ferramenta.

São Paulo, 16/03/2022 - Redação Blog D&F


O que é o PIX? O PIX surgiu em no Brasil em novembro de 2021 criado pelo Banco Central do Brasil, veio com intuito de facilitar as transações bancárias. Diferente da TED, o PIX não possui taxa e o crédito cai na hora independentemente do horário e dia da semana.

Mesmo com essa facilidade, algumas pessoas ainda não se sentem seguras para fazer a adesão dessa modalidade de transação bancária, surgindo também muitos questionamentos por empregadores para a sua utilização no pagamento de salários.


Por isso, mesmo que possa ser utilizado PIX pelo empregador, o mais comum ainda é o pagamento por meio da conta salário, que deve ser aberta pelo empregado no banco indicado pelo empregador, sem qualquer custo ao empregado. É destinada exclusivamente para o empregador realizar o pagamento da remuneração devida ao empregado.

No entanto, na hipótese de o empregado optar, por sua livre vontade, em cadastrar uma chave PIX, caso o empregador queira usar tal opção, recomenda-se a formalização por escrito pelo empregado. A ideia é comprovar a autorização deste ao empregador e a sua liberalidade no cadastro de tal modalidade de pagamento.


Muitos dizem que o PIX veio para revolucionar o mercado de meios de pagamento, proporcionando vantagens, facilitando e reduzindo custos tanto pelo empregador, quanto pelo empregado. Vejam dois exemplos de vantagem:

  1. 0 empregado poderá receber seu salário diretamente no banco de preferência;

  2. Mais rapidez no recebimento.

O nosso time é especializado em questões trabalhistas e está à disposição caso haja dúvidas.


Continue com a gente em nossos canais de comunicação. Nos siga nas redes sociais.

Nossa fanpage no Facebook: https://bit.ly/36T3fpe

Nos siga no Instagram: https://bit.ly/36QCqC7

Nossa fanpage no Linkedin: https://bit.ly/3DdLk8O

Nosso e-mail de contato: contato@damiaoeflores.adv.br



8 visualizações0 comentário
bottom of page