top of page

O COMPLIANCE TRABALHISTA COMO FERRAMENTA PARA EVITAR PROCESSOS E AUMENTAR O LUCRO DA EMPRESA.

O Compliance Trabalhista é uma importante ferramenta que visa diminuir os riscos sentidos no dia a dia das empresas, estando especialmente relacionado aos colaboradores que fazem a máquina empresarial girar.


Cada vez mais as empresas precisam se preocupar em obter lucro de forma humanizada, ou seja, adotar medidas que previnam incidentes, melhorem o ambiente de trabalho e, consequentemente, a satisfação dos trabalhadores.


É nítido que as empresas que possuem uma cultura organizacional transparente e humana, preocupada com pessoas e em ter uma gestão de qualidade, possuem mais engajamento por parte dos colaboradores refletindo diretamente no aumento da produtividade, o que possibilita atingirem patamares que vão além dos objetivos de lucros previstos.


A atuação preventiva de empresas que contam com o Compliance Trabalhista não tem como ideal o cumprimento de normas trabalhistas, pois isso é obrigação inerente a todos os empregadores, o grande objetivo é aumentar a satisfação dos colaboradores, a ponto de evitar que sentimentos negativos surjam no curso ou no término do contrato de trabalho.


Isso porque, em regra, reclamações trabalhistas são propostas em razão de algum sentimento negativo que o empregado experimentou e não foi tratado ou considerado pelo empregador.


Vemos que é possível demonstrar em pequenos gestos de preocupação com os colaboradores, inclusive nesse momento de pandemia, em que a saúde mental de todos deve ser observada com a máxima cautela, sem por obvio se descuidarem da atenção à saúde física, especialmente considerando as adaptações impostas como no caso do home office que deixou de ser parcial para ser implementado de forma integral na rotina de diversas empresas.


O grande desafio da assessoria jurídica no Compliance Trabalhista, que atuará sempre em parceria com a área de Recursos Humanos, é viabilizar a aplicação de boas práticas de acordo com a legislação trabalhista, mantendo códigos de ética e conduta atualizados, prevenindo conflitos verificados em processos trabalhistas, garantindo a compreensão da importância das mudanças no dia a dia da empresa, prevenindo riscos e fornecendo alternativas de forma que isso se reflita em produtividade e a satisfação, melhorando o lucro e a imagem da empresa.

14 visualizações0 comentário
bottom of page